Que tal ter todos os seus acessos SSH de forma bem fácil com apelidos e redirecionamentos sem precisar ficar decorando ou anotando IP’s? Vamos lá que vou te mostrar como criar alias para conexões SSH + redirecionamentos de portas.
Depois de algum sem postar nada devido a correria do serviço e o nascimento do baby resolvi começar com um assunto que gosto bastante, o SSH. Esse protocolo me acompanha diariamente e facilita demais a minha vida e de muitos outros usuários e sysadmin’s por ai.
O problema começa quando você tem muitas conexões para gerenciar, se trabalha com várias transferências de vários lugares com scp/rsync isso pode te salvar algum tempo e ainda preservar seus neurônios por mais alguns meses.
Criando alias para as conexões SSH
Ok, mas o que é um alias? Um Alias é um apelido que você pode usar para facilitar a identificar e encurtar a quantidade de texto que você precisará para se conectar e um host. Ele permite dar um nome bem curto e fácil de lembrar a uma conexão.
Quer ver o básico de SSH? clique aqui. Ou que tal transferir arquivos via scp. Clique aqui.
A primeira coisa a se fazer é criar um arquivo de configuração para armazenar os dados das conexões. Esse arquivo é o “config” que deve ser salvo na pasta home do usuário que irá realizar as conexões. Segue o exemplo para o usuário gabriel usando o nano:
nano ~/.ssh/config
Você pode usar o editor de sua preferencia, mas lembre-se que se for usar o seu usuário comum não faça o uso de sudo.
Dentro desse arquivo podemos especificar o nome que queremos dar para a conexão, o host, usuário, porta, redirecionamentos etc. O exemplo abaixo mostra como ficaria um alias para o um computador na rede com o IP 192.168.0.100, com o usuário “ideatip”, na porta 2222. Mostra também um redirecionamento local da porta 2215 para a 3050 (comumente usada pelo Firebird).
Host ideatip Hostname 192.168.0.100 Port 2222 User ideatip Localforward 2215 127.0.0.1:3050
Com esse arquivo criado eu posso digitar apenas “ssh ideatip” que já estará tudo feito, inclusive o redirecionamento para a porta do Firebird. Lembrando que esse alias pode ser usado com o scp e rsync também.
Não vou entrar muito em detalhes sobre o redirecionamento de portas aqui porque pretendo criar um post mostrando na pratica como usar para se conectar a bancos de dados como Firebird e MySQL, assim como serviços WEB que tem o acesso externo bloqueado.
Com isso encerro esse post, espero que tenha ficado claro como criar alias ssh + redirecionamento de portas no Linux. Qualquer dúvida deixe um comentário que tento te responder o quanto antes. Vlw 🙂
Confira alguns posts relacionados: