Primeiro post da série Virtualização com Virtual Box. Essa série tem o intuito de preparar você a criar ambientes virtuais com uma excelente ferramenta que é Open Source, cheia de recursos e Gratuita, o já mencionado Virtual Box da Oracle. Nesse post mostro diferentes formas de se instalar o Virtual Box no Ubuntu e seus derivados como Linux Mint, Elementary etc. Vamos lá…
Sobre a instalação do Virtual Box no Ubuntu
Existem pelo menos 3 maneiras de se instalar o Virtual Box no ubuntu, pela central de aplicativos, adicionando um PPA e baixando o instalador diretamente do site da Oracle.
A principal diferença que existe entre as três opções é em relação a versão e a forma como a sua atualização ocorrerá. Ao se instalar pela Central de Programas, sem adicionar um PPA, muito provavelmente a versão estará desatualizada, porém é possível que esta versão possua menos bugs. Ao se adicionar um PPA você terá a última versão do software e ele será atualizado automaticamente quando você fizer uma atualização dos aplicativos do sistema e, por fim, a instalação dos binários baixados diretamente do site, essa última opção pode não contar com atualizações automáticas ou facilitadas, sendo preciso baixar a nova versão, quando disponível, e instalar manualmente.
Qual a melhor opção?
Repositório Oficial, PPA, ou Instalação Manual?
Isso varia muito de acordo com a sua necessidade e uso. Eu, particularmente, prefiro usar a instalação manual por ter um controle maior de quando atualizar mas se você não se importa muito com isso, vá com a opção do repositório oficial, se preferir ter sempre a última versão, escolha o PPA. Uma última dica é que se você pretende usar em ambiente de produção pense em escolher a instalação manual, uma vez que será capaz de testar você mesmo como o software se comporta NA SUA configuração, o que é extremamente importante e evita surpresas desagradáveis.
Instalação via repositório oficial
A instalação do Virtual Box via repositório oficial é a mais simples de todas, basta usar o seguinte comando:
sudo apt-get update && sudo apt-get install virtualbox -y
Dessa forma o apt irá buscar a versão que se encontra no repositório da sua distribuição e cuidará da instalação e de dependências. Caso existam pacotes que conflitem ele irá remover e prosseguir com a instalação. O “-y” no final do comanda já adiciona a aceitação, evitando que você precise confirmar.
Instalação via PPA
Essa é a opção para os que gostam de estar sempre atualizados. Para começar abra o terminal e cole os seguintes comandos:
Para ubuntu 16.04
Acesse o terminal e faça login como usuário root
sudo su
Digite a senha e em seguida copie e cole o próximo comando para adicionar o repositório a sua source_list
echo "deb https://download.virtualbox.org/virtualbox/debian xenial contrib" >> /etc/apt/sources.list
Para ubuntu 18.04
echo "deb https://download.virtualbox.org/virtualbox/debian bionic contrib" >> /etc/apt/sources.list
Depois adicione as chaves oracle com os seguintes comandos
wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox_2016.asc -O- | sudo apt-key add -
wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -
Agora é só atualizar a lista de repositórios e instalar:
apt-get update && sudo apt-get install virtualbox-5.2
Instalaçaõ Manual
De todas as 3 opções mostradas aqui, a que prefiro é a manual. Para isso você precisa baixar a versão que deseja instalar no site oficial do virtualbox:
https://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads
ou no site da Oracle:
https://www.oracle.com/technetwork/server-storage/virtualbox/downloads/index.html
Baixe o pacote com a extensão .deb ( caso esteja usando Fedora, Red Hat, Suse etc. baixe o .RPM ).
Acesse a sua pasta de Downloads, e dê dois cliques no arquivo .deb e o seu instalador de pacotes irá surgir, seja a central de aplicativos gdebi, synaptic, whatever. Eu gosto do terminal…
No exemplo a seguir a versão instalada é a 5.2.18 no ubuntu 18.04. Se estiver usando outra versao do ubuntu e/ou do virtual box apenas troque o nome do arquivo ficando como: sudo dpkg -i virtualbox-A_SUA_VERSÂO_AQUI.deb
cd ~/Downloads
sudo dpkg -i virtualbox-5.2_5.2.18-124319_Ubuntu_bionic_amd64.deb
Conclusão
Se você seguiu um dos métodos acima deve ser capaz de iniciar o Virtual Box a partir do seu lançador de aplicativos e está pronto para começar a criar as suas maquinas virtuais. Nos próximos posts e vídeos da série vou mostrar como criar uma máquina virtual e instalar outros sistemas operacionais assim como falarei sobre backup, snapshots, clones etc. Recomendo que assista o vídeo em que falo um pouco sobre virtualização de um modo geral clicando aqui.
Aproveite para se inscrever no canal ideatip no YouTube e conferir o conteúdo que posto lá também. Valeu e até o próximo post.
Confira outros post aqui do blog: