Criar um pendrive multibootável no ubuntu

No último post da série “Pendrive bootável” mostrei como criar um pendrive multibootável, ou seja, com várias distribuições/ISOS no mesmo PenDrive usando o Yumi no Windows. No Post de hoje mostro como fazer o mesmo só que dessa vez vamos criar um pendrive multibootável no ubuntu. Confira!

A ferramenta que vamos usar não se restringe apenas ao Linux, de fato ela é verdadeiramente multiplataforma, escrita em python, estou falando do MultiBootUSB que pode ser baixado clicando aqui.

Abordarei a instalação no ubuntu 18.04 usando o pacote .deb mas como a ferramenta é multiplataforma você encontra diversos pacotes e instaladores disponíveis na página de download do projeto como .rpm, .deb, .exe e tarball.

 

criar um pendrive multibootável no ubuntu

 

Para instalar no ubuntu basta baixar o pacote .deb e dar dois cliques, quando a central de aplicativos aparecer clique em instalar, insira sua senha e tecle “Enter”.

 

criar um pendrive multibootável no ubuntu

 

criar um pendrive multibootável no ubuntu

 

criar um pendrive multibootável no ubuntu

 

Terminada a instalação, abra o menu de aplicativos e busque por “MultiBootUSB”, selecione-o na lista. Sua interface possui pouco ou nenhum acabamento mas o importante é que funcione e isso ele consegue fazer. Sua cara é essa:

 

criar um pendrive multibootável no ubuntu

 

No campo 1 temos uma lista de dispositvos USB conectados, selecione a partição e não o disco. Veja que no meu caso o PenDrive é o /dev/sdc porém a partição é a /dev/sdc1.

 

Obs: Cuidado! NÃO marque a opção “All Drives” do contrário serão mostrados todos os discos presentes no seu computador, incluindo HD’s e SSD’s e você corre o risco de perder seus dados. Use com cautela.

 

No campo 2 é possível clicar em “Browse” e navegar até o local onde se encontram as suas ISOs. No meu Caso estão em “/home/gabriel/Desktop/” e a primeira da lista é a do Elementary. Selecione a ISO que deseja, instalar primeiro.

 

Criar pendrive multiboot no ubuntu

 

Clique no Botão 3 “Install distro”. Uma janela pop-up se abre mostrando um resumo das opções selecionadas, caso esteja correto clique em “Yes” ou “Sim”.

 

criar um pendrive multibootável no ubuntu

 

O item 4 é a barra que mostra o progresso. O tempo para finalizar vai depender do tamanho da ISO, velocidade do dispositivo etc. Aguarde o termino.

 

Para instalar outra distro basta seguir os mesmos procedimentos.

1 – Selecione a partição do dispositivo

2 – Escolha a Imagem ISO

3 – Clique em “Install distro”

4 – Aguarde o término do processo.

 

Irei adicionar o ubuntu, seguindo os passos descritos acima.

 

criar um pendrive multibootável no ubuntu

 

Hora de testar! Espete o PenDrive no computador que deseja instalar as distribuições, acesse o Setup ( BIOS/UEFI ) e marque o PenDrive como primeira opção de boot use  atalho para o menu de boot de sua placa, no meu caso é o F12. Inicie pelo PenDrive e escolha qual distribuição “bootar”.

 

Criar pendrive multiboot no ubuntu

 

Pronto, simples não é mesmo? Agora se você quiser remover uma distribuição já instalada espete seu PenDrive de volta na maquina que possui o MultiBootUSB e execute o programa. Note que agora todas as distros instaladas aparecem abaixo no Item 3. Basta selecionar um e clicar em “ Unninstall distro” ou “Remover/Desinstalar distro”, aceitar e pronto.

 

SO: Ubuntu 18.04

Papel de parede Clean_LinuxMint_ideatipDark

Ícones: Suru-plus-aspromauros-1.6

Tema: Adwaita-dark

 

Curtiu o papel de parede? este e muitos outros estão disponíveis para download grátis aqui no blog, basta clicar aqui ou em “Wallpapers” no menu 😉

 

Se o artigo foi útil para você não deixe de compartilhar, curta e siga o ideatip no Facebook e Instagram. Confira também o canal no YouTube. Vlw e até o próximo post 🙂

 

Você acabou de ler “Aprenda a criar um pendrive multibootável no ubuntu”. Veja outros artigos relacionados:

 

Saiba como criar um Pendrive Multiboot com várias isos

Cinnamon no Ubuntu, veja como instalar!

Como instalar o XFCE no ubuntu

Como Gerenciar mega.nz no terminal com megatools

Comandos essenciais do SCP/SFTP no Linux

 

Leave Comment