Quem trabalha com servidores linux ou até mesmo possui terminais Linux no seu parque de máquinas com certeza utiliza SSH, quem usa uma distro Linux não se preocupa muito com isso por já possuir o client embutido no terminal mas isso não acontece para usuários de Windows ou android. No post de hoje vou apresentar um client SSH multiplataforma que além de funcional é um colírio para os olhos quando comparado com ferramentas como o Putty, estou falando do Termius.
Client SSH multiplaforma
O Termius está disponível para Windows, Mac, Linux e Android e é sem sombra de dúvidas o mais agradável de se usar, princialmente no mobile. Ele possui funcionalidades que no dia a dia vão te poupar bastante tempo como a sincronização entre dispositivos criptografada de ponta a ponta, criação de snippets e redirecionamento de portas, isso tudo com uma interface amigável e bonita.
Vale ressaltar aqui que o Termius está disponível em uma versão gratuita com menos recursos e uma versão paga, porém, a versão gratuita possui as funções básicas para acesso SSH e redirecionamento que deve atender a maioria do público.
Funcionalidades que trazem agilidade
Um dos motivos de existirem ferramentas, além de só possibilitar certas coisas, é tornar uma tarefa mais produtiva tonando os processos mais intuitivos. As funcionalidades de ferramentas como o Termius que gosto bastante são:
Poder separar as conexões por grupos
É possível criar grupos que, além de deixar mais organizado, podem ser usados para definir opções padrão para as conexões dentro desse grupo como porta, usuário e senha e snippets.
Definir identidades e chaves
É bastante comum dentro de um ambiente fechado o uso de identidades( usuário e senha) iguais para vários Hosts ou até mesmo uma chave que você já usa pode ser importada para o Termius. No caso de identidades com usuario e senha, depois de cadastrado basta escolher no momento de adicionar um Host ou um Grupo.
Opção de importar o arquivo de configuração do Linux
Se você já possui um arquivo “config” na sua pasta “~/.ssh” basta importar ele que o Termius irá criar os Hosts e os redirecionamentos de portas o que cai como uma luva para a proxima funcionalidade que acho bastante útil.
Falando de arquivo de configuração do SSH, confira esse post breve que mostro um exemplo de redirecionamento de portas no Linux.
Sincronização entre dispositivos
Uma das coisas que acho que tem um apelo muito grande nas aplicações modernas é exatamente nas opções de sincronização e integração. No caso do Termius existe a possibilidade de sincronizar, entre os seus dispositivos que usam utilizam o app, todas as informações, ou seja, se você trabalha com diversos dispositivos terá tudo sincronizado, se assim desejar.
SFTP de forma simplificada e na mesma aplicação
Existem diversas ferramentas para SFTP disponíveis para windows, inclusive já falei de uma que também acho bem simples, o SWISH.
Porém ele ( SWISH ) é apenas isso, um cliente SFTP e mais nada. Já o Termius se tiver a versão paga ( ou o trial de 14 dias ) essa função estará disponível e é bastante útil também.
Conclusao
O Termius é um client SSH que particularmente é a primeira opção para trabalhar no Windows mesmo na versão gratuita, isso porque a maioria das opções “default” que é preciso em um client estão disponíveis, além de que se for para escolher ficar o dia todo olhando para um software que, além de ter o mínimo para a executar a tarefa, seja visualmente agradável. Algumas das características mais fortes para usar o Termius em detrimento a outras ferramentas é que geralmente trabalho muito tempo com SSH e ele é uma ferramenta elegante, personalizável e com menos trabalho para configurar, recomendo que experimente.
Talvez você possa se interessar nos seguintes posts: